terça-feira, 19 de junho de 2012


"BRINCAR É APRENDER. EDUCAR É BRINCAR"





(Tânia Ramos Fortuna)



Muitos se perguntam sobre as utilidades do brincar, pois isto toma tempo onde o aluno ao invez de estar na dala de aula esta brincando, porem o brincar, o lúdico, a criatividade e o jogo simbolico que as crianças desenvolvem são muito importantes para suas proprias vivencias e para uma boa formação.

Nós professores ficamos preocupados se as brincadeiras livres estao de fato ajudando no desenvolvimento dos nossos alunos, porque em sala de aula a brincadeira existe, só que esta direcionada naquilo que visamos para aquela aula, porem as brincadeiras livres dão espaço para que a criança possibilite e explore seus movimentos e pensamentos.

A preocupação de Tania Fortuna neste texto é se os professores estao preparados para desenvolver isso com as crianças, como ela mesma cita: Na verdade, o que vemos freqüentemente nestas situações é a omissão do professor em relação à sua responsabilidade educativa e o abandono de quem aprende enquanto brinca.

Ao longo do desenvolvimento da pedagogia, nossos grandes pensadores como, Piaget, Vygotsky e  Wallon ja afirmavam que o brincar, ou o meio fazem parte da vida.

                                                           Comentário Pessoal Ana Carolina Possani

Nenhum comentário:

Postar um comentário